quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Curiosidades

Curiosidades
O Grêmio foi o primeiro clube do sul do Brasil a conquistar uma Tríplice Coroa. Em 1996 o Grêmio venceu o Campeonato Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
Seu uniforme tricolor foi escolhido por estilistas franceses como o mais belo do mundo, em pesquisa realizada em 2005 pela revista Monet, ficando à frente de clubes como Real Madrid e Milan, respectivamente os 2º e 3º colocados na pesquisa.
Durante uma excursão à Europa, em 1961, o Grêmio do lendário técnico Oswaldo Rolla, o "Foguinho", jogou, entre outros países, na Bulgária. Em homenagem ao Tricolor Gaúcho, um pai deu a uma criança nascida nesta época o nome de Gremina. No Memorial Hermínio Bittencourt, no Estádio Olímpico Monumental, há uma foto de Gremina ainda bebê e uma foto recente.
Possui a maior torcida brasileira fora do eixo RJ-SP, ficando em 5º no geral nacional ao lado do Vasco da Gama, apenas atrás de clubes cariocas e paulistas.
A frase Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. foi criada por Salim Nigri, um dos maiores fãs da história do Grêmio, portador de deficiência visual, que é citado constantemente por David Coimbra em seus artigos na seção de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Em sua casa, guarda uma placa recebida do clube como homenagem pela autoria da famosa frase que foi incorporada ao hino.
O primeiro jogo de futebol realizado pelo Gremio foi em 1903 contra o Fussball Club Porto Alegre, o resultado ainda permanece desconhecido.
Na época em que foi concluido, o Estádio Olímpico era o maior estádio privado do Brasil.
Está no Guiness Book - O Livro dos Recordes - Jogou três partidas oficiais em um único dia, durante o dia 11 de dezembro - Campeonato Gaúcho de 1994 esses foram os resultados: Grêmio 0x0 Aimore, Grêmio 4x3 Santa Cruz, Grêmio 1x0 Brasil de Pelotas.
O Grêmio é o primeiro clube brasileiro fora do eixo RJ-SP a ser Campeão Mundial.
Um dos melhores jogadores do mundo atualmente, Ronaldinho Gaúcho, torce e originou-se no Grêmio.
O jogador Sisson marcou 14 gols em uma única partida.
Já goleou o seu maior rival Internacional por 10 a 0, em 1909.
A primeira partida de futebol transmitida a cores no Brasil foi Caxias vs. Grêmio, em 1972, durante a Festa da Uva de Caxias do Sul.
O Grêmio é a terceira equipe brasileira que mais participou da Taça Libertadores da América.
Eram gremistas os ex-presidentes brasileiros Getúlio Vargas, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel.
Já jogou na neve, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo.
Foi a primeira equipe de fora do Rio de Janeiro a vencer no Maracanã (Flamengo 1 x 3 Grêmio), em 1950. Marcaram para o Grêmio: Geada, Clorí e Balejo. A partida foi realizada no dia 15 de novembro, aniversário do Flamengo.
Foi a primeira equipe estrangeira a vencer o Boca Juniors na Bombonera (Boca 1 x 4 Grêmio). A partida foi realizada em 25 de fevereiro de 1959, com Gessi marcando os quatro gols gremistas.
Seu estádio é o unico com o anel superior totalmente coberto do sul do país, o Estádio Olímpico Monumental.
O memorial Hermínio Bittencourt, nas dependências do Estádio Olímpico Monumental, é um dos maiores e mais modernos do mundo.
A sua bandeira quadriculada com o brasão no meio, é uma referência a bandeira da Grã-Bretanha, por motivo da ascendência britânica e germânica (em alusão à bandeira do antigo Império Alemão) de seus fundadores.
É o time do coração, de Luís Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira, e da Taça Libertadores da América e do Brasil pelo Grêmio.
Em 1965, os torcedores do Internacional colocaram um bode preto com a camisa 9 do Grêmio na arquibancada. Ao ver o animal, o centroavante gremista Alcindo ficou irritado. A vingança veio logo depois: no Gre-Nal, ele marcou um lindo gol aos dois minutos do jogo.
Até os anos 50, o Grêmio nunca havia admitido um jogador negro. Tesourinha, quebrou o preconceito ao sair do Vasco para jogar no Grêmio em 1953.
Scotta, jogador do Grêmio foi o autor do primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro, na vitória no Tricolor Gaúcho sobre o Tricolor Paulista em 7 de Agosto de 1971.
Já ganhou de 23 a 0 do Nacional Clube de Porto Alegre, em 1912.
O Grêmio pode não ter vencido mais Gre-nais que seu rival, mas venceu mais títulos sobre o Internacional. Foram 19 contra 16 duelos vencidos pelo Tricolor na disputa de títulos.
Sua camisa tricolor foi a peça esportiva mais vendida no mundo no ano de 1996[6].
O Grêmio é o único clube brasileiro que permaneceu por cinco anos entre os cinco melhores no Ranking da FIFA.

Nenhum comentário: