quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Estadios

Estádios
Estádio da Baixada
O Estádio da Baixada do Moinhos de Vento foi o primeiro estádio do Grêmio. Inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento. Foi feito para agradar a crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região. Ali o Tricolor jogou do ano de 1904 até 1954, quando foi inaugurado o Estádio Olímpico. A compra do estádio foi negociada pelo dirigente gremista Augusto Koch e sua inauguração ocorreu no dia 4 de Agosto de 1904. Ficava entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. No cruzamento destas ruas ainda é possível ver um monumento com uma placa em homenagem ao estádio. O primeiro Gre-nal no Estádio da Baixada foi a partida em que o Grêmio goleou o seu maior rival, Internacional, por 10 a 0.


Estádio Olímpico Monumental lotadoEstádio Olímpico Monumental
Ver artigo principal: Estádio Olímpico Monumental .
Atual estádio Tricolor, o Estádio Olímpico é o local onde o Grêmio manda seus jogos de futebol. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. Sofreu uma obra em 1980 fechando seu anel superior, o que fez com que seu nome fosse mudado para Estádio Olímpico Monumental. Hoje, o palco das partidas do Tricolor tem capacidade para cerca de 51.000 pessoas.

Arena Tricolor
O Grêmio pretende construir seu terceiro estádio a partir de 2008. O Estádio Olímpico Monumental poderá ser trocado por uma moderna arena na Zona Norte de Porto Alegre adaptada as exigências da FIFA. O novo estádio terá a capacidade mínima para 50.972 lugares e terá três anéis, como os estádios da Europa. Incluirá em seu entorno: hotel, shopping center, restaurante (com vista panorâmica para o campo) e banheiros sofisticados, contando também com completa infra-estrutura para o clube e imprensa. O anel central é destinado para torcedores com maior poder aquisitivo, com aproximadamente cem camarotes e nove mil cadeiras vips. Os torcedores poderão usufruir de amplo estacionamento dentro do próprio complexo arena. Criado dia 21 de Maio de 2007, a Grêmio Empreendimentos (empresa criada para conduzir a construção do novo estádio) analisará as ofertas de oito grupos interessados na construção da arena. As obras começarão em 2008 e, estima-se que, será concluido em 2011.

Nenhum comentário: